Setor Elétrico – Geração, Transmissão e Distribuição

O setor elétrico é o queridinho dos investidores da Bolsa de Valores. E isso não é pra menos, as empresas de energia elétrica pagam os mais altos dividendos, chegando a incríveis 12% ao ano!

Imagem do Setor Elétrico

Existem mais de 20 empresas do setor listadas na Bolsa, e elas são divididas em 3 segmentos diferentes: Geração, Transmissão e Distribuição.

Hoje falarei para vocês sobre cada um desses segmentos, as empresas que se destacam, projetos e, claro, para mim, qual é o melhor!

Então, vamos lá?

Geração

Como somos um país privilegiado, cercado por grandes rios, 65,2% da geração de energia no Brail vem das Hidrelétricas.

Mas temos também as Termelétricas (combustíveis fósseis, carvão mineral, gás natural, nuclear e biomassa), a geração de energia Eólica, Solar

A geração é o segmento mais complicando dentro do setor elétrico, pois é a parte responsável por operacionalizar as usinas. Já pensou no custo de manutenção daquelas barragens enormes?

Os investimento são altos com manutenção, equipamentos, tecnologia, turbinas, parte elétrica, substituição de peças… Além de tudo, o segmento ainda sofre nos período de estiagem.

Destaques

Engie Brasil Energia – EGIE3 é a maior empresa de geração de energia privada do mundo! A empresa distribui 95% do lucro para os acionistas em forma de dividendos.

AES Tietê – TIET3, TIET4 e TIET11 é uma empresa que possui a maior parte de sua receita vinda das hidrelétricas, mas tem investido pesado em inovação, com foco na geração de energia solar.

Transmissão

As empresas de transmissão são responsáveis por levar a energia de onde ela está sendo gerada para os grandes centros. É o segmento mais previsível e seguro para os investidores.

Mas como funciona?

As empresas participam de leilões onde são ofertadas concessões de exploração de linhas de transmissão definidas por região. Essas concessões são de longo prazo, geralmente 20 ou 30 anos.

Sabe aquelas grandes torres que vemos em algumas estradas quando estamos viajando? Então, são linhas de transmissão levando energia direto da usina para os centros de distribuição.

As empresas são remuneradas pela disponibilidade de energia. Independente do quanto de energia que passa pela linha de transmissão, o pagamento vai ser o mesmo. Por isso a previsibilidade da receita e a segurança.

Pra mim empresas de transmissão de energia são as melhores dentro do setor elétrico!

Destaques

EDP Energias do Brasil – ENBR3 é considerada por muitos a empresa mais barata da Bolsa de Valores dentro do setor elétrico. Recentemente ganhou a concessão de importantes linhas de transmissão pelo país.

De acordo com o cronograma da empresa, as linhas serão instaladas até o ano de 2021. Mesmo com os projetos ainda em construção, a empresa entrega resultados fortes, constantes e lucrativos.

Neo Energia – NEOE3 a caçula do setor na Bolsa, a empresa realizou seu IPO neste ano de 2019, e surpreendeu os investidores com a entrega de resultados positivos.

A empresa é bastante sólida e ainda não concluiu nem 15% dos seus projetos de transmissão, por isso é a aposta de muitos investidores, inclusive eu, para o longo prazo.

Transmissora Aliança de Energia Elétrica – TAESA – TAEE3, TAEE4 E TAEE11, uma das empresas mais famosas da Bolsa por entregar para os seus acionistas, há muito tempo, os mais altos dividendos.

É uma empresa sólida, mas por ser controlada por uma empresa governamental, a CEMIG, não agradada a todos os investidores.

Mesmo tendo completado mais de 70% de seus projetos com transmissão de energia, a empresa sempre surpreende seus acionistas com inovação e tecnologia.

Distribuição

As empresas de distribuição de energia são aquelas que pegam a energia nas subestações e distribuem para os consumidores finais, nós!

É o segmento mais arriscado e complicado para os investidores. As empresas possuem um alto custo de manutenção e estão sujeitas à inadimplência dos consumidores.

Sofrem também com perdas de energia, furtos (“gatos”) e , além disso, são empresas regulamentadas pelo Governo, que controla tarifas e preços.

Destaque

Equatorial Energia – EQTL3 Empresa que, mesmo com todas as dificuldades, consegue se destacar no setor e entregar bons resultados para seus acionistas.

É uma holding que controla empresas de distribuição de energia nos Estados do Pará e Maranhão. Possui boa gestão, geração de caixa e, num futuro breve, também estará no segmento de transmissão de energia.

Enfim, essas são as principais características e empresas dos 3 segmentos dentro do Setor Elétrico – Geração, Transmissão e Distribuição.

Bons estudos e boas compras!

Somos dependentes de energia como somos dependentes de oxigênio.

Patrick Victor Lee

3 comentários sobre “Setor Elétrico – Geração, Transmissão e Distribuição

Pergunta pra gente!