Quanto ganhei em 1 ano sem veículos.

Hoje venho relatar uma história pessoal. Há um ano vendi todos os meus veículos para seguir um estilo de vida mais saudável e fazer um aporte maior em renda variável. Nesse post, vou mostrar para vocês em números quanto ganhei em 1 ano sem veículos.

Imagem de um ciclista

No início de 2019, meu mindset estava todo voltado ao crescimento financeiro e pessoal. Nessa mesma época, tomei uma decisão que mudou completamente minha rotina, decidi vender minha moto e passar a utilizar apenas minha bike e aplicativos de transporte. Sei que essa decisão não se aplica a todos, inclusive temos um texto aqui no blog que trata exatamente sobre isso: Venda seu carro!

Quanto gastei

Antes de falar quanto ganhei vendendo minha moto, vou mostrar aqui o quanto eu gastei com aplicativos de transporte no ano de 2019. Para saber esses gastos, baixei o extrato de todas as corridas tanto do Uber quanto do 99. No total foram gastos 754 reais com esses aplicativos. A média gasta por corrida foi de 11 reais e a média de gasto mensal foi de 60 reais. Abaixo deixo um gráfico do gasto mês a mês e também um gráfico geral de todas as vezes que utilizei durante o ano.

Quanto deixei de gastar

Minha moto era uma Teneré 660 do ano de 2012, e como toda moto de alta cilindrada, bebia quase igual a um carro. No tanque dela, cabiam 24 litros de gasolina e era mais ou menos o que eu gastava por mês. Então vamos as contas: 24 litros x R$4,90 = 117,60. Para facilitar as contas, vou considerar um gasto de 100 reais por mês de combustível, o que dá 1200 no ano. Vejam só, apenas com combustível já gastava mais do que os gastos com aplicativos, portanto, nesse ponto já estava deixando de gastar 1200 – 754 = 446 reais. Mas ainda não acabou! Tenho que considerar o IPVA e o seguro, o que soma mais 600 reais a esse valor. Portanto deixei de gastar 1046 reais no total do ano.

Quanto ganhei

Isso mesmo, não acabou! Vamos calcular agora quanto eu ganhei com o dinheiro da motocicleta aplicado durante um ano!

No início de 2019, vendi minha Teneré por 20 mil reais e apliquei esse dinheiro em renda variável. No ultimo ano, tive uma performance de 29% com minha carteira de ações, o que dá aproximadamente 2,4% ao mês. Portanto, os 20 mil aplicados, agora em 2020, valem 25,8 mil.

Claro que esse é o meu caso, e 29% em um ano é uma performance excelente. Podemos considerar então uma taxa de 1% ao mês, o que é bem pé no chão quando falamos de renda variável. Então, aplicando os 20 mil a essa taxa, depois de 1 ano teríamos 22.313 reais, o que também é muito bom!

Então respondendo objetivamente quanto EU ganhei em 1 ano sem veículos, posso dizer que foi o que eu deixei de gastar mais o que o meu dinheiro rendeu, ou seja, 5800 + 1046 = 6846 reais

E você, ainda acha que ter o carro do ano vale a pena?

Um comentário sobre “Quanto ganhei em 1 ano sem veículos.

Pergunta pra gente!