Qual o seu perfil de investidor?

Qual o seu perfil de Investidor? Alguma vez já se fez essa pergunta? Pois, qualquer analista que te aconselhar certamente vai fazer. Conhecer o seu perfil de investidor é importante para determinar o tamanho do risco a que você quer se expor. E é sobre o RISCO que iremos tratar nesse post.

Descubra qual o seu perfil de investidor

Se você tem uma conta em alguma corretora, então com certeza já preencheu um formulário para saber seu perfil de investidor! Sabe por quê? Desde 2013 existe uma instrução normativa da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que obriga todas as corretoras a aplicarem esse formulário para seus clientes! Por quê? Para que elas não ofereçam um ativo com um risco maior do que o cliente possa “suportar”.

Vou apresentar nesse post os perfis básicos que as corretoras costumam identificar. Mas não vou parar por aí! Vou extrapolar um pouco e te apresentar alguns dos perfis que assumem mais riscos e que conseguimos encontrar operando na bolsa! Vamos lá…

Perfil Conservador

Normalmente atribuído àquele que é iniciante, que não quer assumir muitos riscos, entenda risco como: não quero nem sonhar em perder o dinheirinho suado que juntei! As corretoras normalmente costumam oferecer produtos de renda fixa para quem tem esse perfil:

  • LC (Letra de Câmbio)
  • LCI / LCA (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio)
  • Tesouro Direto
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • Fundos de Renda Fixa

Importante dizer: O RISCO costuma ser proporcional a rentabilidade, portanto, perfil conservador, risco menor, rentabilidade menor.

Perfil Moderado

É normalmente aquele, que digamos, está no meio do caminho entre a renda fixa e renda variável. Assim, um investidor com esse perfil, já tem um certo conhecimento das possibilidades de investimento que o mercado oferece. Dessa forma, consegue assumir um pouco mais de risco, porém, de maneira controlada. Normalmente mantém a maior parte de seu patrimônio ainda em renda fixa, mas já começou a se expor a ativos mais arriscados e que podem ter um retorno a longo prazo.

Quem se encaixa nesse perfil provavelmente possui além dos produtos listados no perfil conservador, ativos como:

Perfil Moderado: RISCO médio, rendimento médio.

Perfil Agressivo

Conhecedor do mercado, é aquele que não se importa em assumir riscos a curto e médio prazo, ou seja, opera bem mais em renda variável. Entretanto, ainda mantém uma renda fixa de forma que possa resgatar sempre que ocorrer alguma emergência ou mesmo quando identificar uma oportunidade que o faça ganhar mais dinheiro.

Dentre os agressivos, encontramos vários outros “subperfis“, que diz mais sobre a maneira como operam no mercado de renda variável do que como montam sua carteira. São eles:

Buy and Holder

Focado no longo prazo, ou seja, pra lá de 10 anos, não se preocupa com o valor de compra dos seus ativos. Investe acreditando nas análises fundamentalistas das empresas e fundos. Não se abala com queda nos preços das ações, acredita que sempre ganhará no longo prazo.

Swinger

O preço é importante! Focado em comprar ativos aproveitando os ciclos de mercado, ou seja, comprar na baixa e vender na alta. Além disso, não se importa muito com questões de tempo, de modo que uma operação de compra e venda, possa ocorrer em questão de dias ou semanas.

Trader

De modo simples, é aquele que compra e vende um ativo no mesmo dia. Traders ganham operando grandes volumes de ativos com pequenas variações de centavos. Não necessariamente precisam ter grandes volumes de dinheiro, podem trabalhar alavancados. Esse é o perfil mais arriscado que podemos encontrar. E como disse antes, mais risco, maior o retorno.

E você? Já sabe em qual perfil se encaixa? Conta pra gente!

Pergunta pra gente!