O que fazer quando o mercado está em alta?

Já se deparou com a situação de estar com um monte de ações em carteira, todas subindo e você não saber em qual investir no mês? Pois, hoje viemos dar uma luz sobre esse assunto! Acompanhe com a gente para saber o que fazer quando o mercado está em alta.

O que fazer quando o mercado está em alta?

Recentemente recebi uma dúvida que acredito ser de vários outros leitores que acompanham o blog:

“Felipe, faço aportes mensais em renda variável, Fundos Imobiliários e Ações. Tenho uma carteira com +- 10 ativos, pergunta:

Se todas as ações estiverem em alta ao mesmo tempo (o que é difícil, mas possível), continuo fazendo aportes regularmente nelas ou devo buscar outras oportunidades de ações que sejam mais promissoras e que ainda não estejam na minha carteira?

Cara… eu adoro os nossos leitores! Excelente pergunta!

Vou explicar aqui como você deve pensar e agir quando isso acontece, e também vou utilizar algumas frases clichês de grandes investidores. Acompanhe as dicas:

Estratégia da carteira

Quando montar sua carteira, pense em incluir empresas dolarizadas. Mas o que é isso? São empresas que tem parte da sua atuação no exterior. Dessa forma, enquanto o Brasil estiver em um movimento altista, diferente do mercado global, possivelmente essas ações dolarizadas poderão ser uma boa opção para alguns aportes. Como exemplo de empresas dolarizadas temos WEG e Suzano.

Fique de olho na data Ex

Investir em ações cuja data Ex está próxima, também é uma boa estratégia. Na maioria das vezes o preço da ação sobe próximo a essa data. Além disso, o valor descontado do preço da ação, para o pagamento de proventos aos acionistas, é rapidamente recuperado. Isso faz com que você ganhe tanto na valorização quanto com os dividendos.

Não fazer nada também é uma decisão

“A maioria dos investidores bem sucedidos, na verdade, não fazem nada na maior parte do tempo.”

Jim Rogers

Fazer nada é uma das decisões mais difíceis que você pode tomar como investidor! Todos os dias uma avalanche de notícias chegam até nós, sempre com produtos financeiros interessantes, alardes sobre crises, guerras, bolhas, etc.

Fique tranquilo! Pegue o seu dinheiro do aporte mensal e deixe o seu fundo de oportunidades mais gordo! Crie uma conta no Inter ou no Nubank, onde você tem um rendimento diário e pode transferir assim que enxergar alguma oportunidade.

Nunca perca dinheiro

A regra número 1 é nunca perder dinheiro. A regra número 2 é nunca se esquecer da regra número 1.

Warren Buffett

Essa é uma frase famosa do bom velhinho, Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo. Mas como podemos aplica-la à nossa situação? Simples, coloque ordens de stop loss em suas ações! Conforme o próprio nome diz: parar perda. Esse tipo de ordem é executada automaticamente quando o preço de uma ação cai. Quando o preço atinge um ponto “gatilho”, é disparada a venda da ação, parando a perda. Para saber como fazer isso na Clear clique aqui.

Você deve estar pensando, mas e o longo prazo? Eu não tenho que comprar uma ação pensando no longo prazo? Por que eu vou vender ela?

Veja bem, o seu pensamento tem que estar em enriquecer no longo prazo, não significa que ordens de venda estão proibidas! Vou dar um exemplo prático para ilustrar.

Comprei ações da Ambev no mês de junho a 17,50. Desse período até agosto a ação subiu mais de 18%, batendo 20,75. Ela não atingia esse valor há mais de 1 ano! Então decidi colocar um stop loss a 15%, ou seja, caso ela caísse, venderia as ações a 20,10 lucrando 15%. Pois, foi exatamente o que aconteceu! No dia 11 as ações da Ambev caíram por conta das eleições na Argentina e anúncio da guerra comercial USA vs China.

Quer dizer que nunca mais vou comprar Ambev? Claro que não! Apenas estou fazendo nada, aguardando uma boa oportunidade de entrar nela novamente!

Resumindo…

Todas as ações da sua carteira estão em alta? Verifique quais estão perto da data Ex para aumentar o aporte assim que visualizar uma oportunidade. Arme o stop para algumas que você enxerga existir um risco de queda, veja, não são todas da sua carteira! Não faça nada, aumente o seu capital de oportunidades! Utilize esse tempo para se capacitar!

É isso pessoal!
Simples dicas que farão de vocês, melhores investidores!

Bons investimentos, e bons estudos!

Pergunta pra gente!