O que é o IBOVESPA?

Ibovespa, Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, carinhosamente conhecido como IBOVI, é um indicador do desempenho médio dos principais papeis negociados na B3, nossa Bolsa de Valores, a maior da América Latina!

Imagem de dúvida

História

O Ibovespa foi criado em janeiro de 1968, fazendo parte de uma série de reformas que tinham como objetivo modernizar a estrutura do mercado financeiro do país.

A título de curiosidade, o Brasil já teve uma outra bolsa de valores, e o modelo de índice foi copiado da extinta Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – IBV.

Sistema de Pontos

Ouvimos diariamente em todos os noticiários que o Ibovespa subiu ou caiu tantos pontos. Mas o que significam esses pontos?

Vamos lá…

Inicialmente o índice valia 100 pontos, que representavam 100 cruzeiros novos. Isso mesmo que você pensou, em 1968 a soma de todas as ações que faziam parte do Ibovespa dava 100 cruzeiros.

Assim também, trazendo para os dias de hoje, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real!

e no momento que estou escrevendo este post a soma de todas as ações que fazem parte do portfólio equivale a 102.754,59 reais, ou pontos.

Composição

Atualmente, o indicador de desempenho Ibovespa é composto por 68 ações, cada uma com um peso diferente.

Essas ações são divididas entre os mais variados setores: varejo, elétrico, saneamento, financeiro, petróleo e gás, construção civil, industrial…

Esse número não é fixo, a cada 4 meses a B3 reavalia as participações, levando em conta o volume de negociações no mercado, e “alguém” pode entrar ou sair.

Abaixo podemos ver duas imagens com a composição atual do índice Ibovespa.

Como vimos, as blue chips Itaú, Petrobras, Bradesco, Vale, Ambev, B3 e Banco do Brasil correspondem juntas a quase 60% do índice, possuindo um peso muito grande.

Dessa forma, a variação do preço de suas ações pode puxar forte o indicador para cima ou para baixo!

Enfim, o Ibovespa é o termômetro do nosso mercado financeiro, e de tempo em tempo ele acorda ou vai dormir com um humor diferente.

Venv!

2 comentários sobre “O que é o IBOVESPA?

    1. Olá, Fabiana!
      A avaliação é feita de 4 em 4 meses. A atual composição do Ibovespa é válida até 31 de dezembro.
      Um abraço e bons investimentos!

Pergunta pra gente!