O Carnaval na Bolsa de Valores

Chegamos a mais um carnaval, época mais esperada pelos brasileiros. Muita festa, fantasias, bloquinhos, folia e alegria. Somos o país do carnaval! Por aqui tudo para, e é até comum ouvir que “a vida só começa depois do carnaval”.

Bom, para nós investidores não é bem assim.

Imagem do Carnaval

Está certo que a Bolsa de Valores também para suas atividades por alguns dias, neste ano de 2020 o mercado não vai abrir nos dias 24 e 25 de fevereiro, mas isso não significa que nós ficaremos parados.

Relatórios Trimestrais

O período de carnaval coincide com o período onde as empresas listadas na Bolsa divulgam seus relatório trimestrais referentes ao 4º trimestre do ano anterior (4T19). É através desses relatórios que podemos acompanhar os resultados, lucro, vendas, balanço patrimonial, projetos… Enfim, a saúde financeira da empresa.

O investidor inteligente acompanha de perto o desempenho da SUA empresa, sempre atento à manutenção dos fundamentos que o fez se tornar sócio daquele empreendimento.

Setores

Alguns setores se beneficiam, e muito, neste período de carnaval. Já pararam para pensar no tanto que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, no tanto que as pessoas viajam e compram roupas? Pois é, algumas empresas faturam alto durante o carnaval!

A título de exemplo, lembrando que não se trata de uma recomendação de compra, vou citar as empresas Ambev (ABEV3), CVC (CVCB3) e Lojas Renner (LREN3).

É claro que esse não deve ser o único critério a ser analisado no momento de comprar uma ação, precisamos conhecer os fundamentos da empresa. Dando outro exemplo, atualmente a CVC está passando por sérias dificuldades por conta do coronavírus.

Enfim, meus amigos, vim aqui mostrar para vocês que o investidor inteligente não para, ele sempre está atento aos acontecimentos que podem influenciar tanto o mercado mundial quanto o local. Além de sempre estar de olho nas suas empresas.

Investidor, não pare!

Pergunta pra gente!