Lula livre e a Bolsa de Valores

Na quinta-feira passada, 07/11/2019, o STF, por 6 votos a 5, mudou o entendimento e decidiu contra a prisão em 2ª instância. Agora, aqui no Brasil, os réus somente poderão ser presos após o fim do processo e esgotamento de todos os recursos.

Lula luve e a bolsa

A nova decisão da Suprema Corte beneficiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi posto em liberdade no dia seguinte. Lula se encontrava preso desde abril de 2018.

Antes de continuar, quero deixar claro que não estamos aqui para manifestar qualquer posicionamento político. Analisamos os fatos, acontecimentos e como eles podem impactar o mercado financeiro.

Então, vamos lá!

Como reagiu o mercado?

Bom, no dia da soltura do ex-presidente, o Ibovespa registrou uma queda de 1,78%, voltando para os 107.628,98 pontos.

Mas será que essa queda foi motivada “apenas” por isso? Eu tenho certeza que não!

Tá certo que é um acontecimento muito impactante, que mexe com toda a estrutura do país, mas vamos botar os pés no chão.

Razões para manter a calma

1 – O ex-presidente Lula, ao menos por enquanto, continua inelegível e não pode ocupar cargos públicos, nos termos da Lei da Ficha Limpa.

A título de informação, essa situação pode mudar caso o STF decida a favor da suspeição de Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá;

2 – Lula não vai alterar a Reforma da Previdência e a inflação; e

3 – Uma variação para baixo de 1,78% não deve nem ser chamada de “queda”, vamos chamar de correção.

O Ibovepa subiu quase 10% no último mês, essa correção é a coisa mais normal no mercado financeiro. 1,78% não é nada!

Se você não pode controlar tuas emoções, não pode controlar teu dinheiro.

Warren Buffet

Razões para se preocupar

Aqui eu vou ser breve e objetivo.

1 – Grande decepção com o megaleilão do pré-sal e o receio dos investidores estrangeiro, fazendo o dólar subir para R$ 4,16; e

2 – Acordo, ou desacordo, dos EUA com a China.

Quando o mercado mundial já comemorava o acordo entre as duas potências, Donald Trump voltou atrás e disse que não era bem assim. Ele também voltou a falar que não vai aliviar nas tarifas chinesas.

Então, meus amigos, é isso. Espero que tenham entendido a relação entre Lula livre e a Bolsa de Valores,

Claro que o “risco Lula” existe, pois trás uma insegurança jurídica e instabilidade política. Mas, por enquanto, não está com esse poder todo que muitos estão achando.

Invista sempre com os pés nos chão.

Pergunta pra gente!