Inclua a bolsa na sua rotina!

Hoje vou contar para vocês um pouco dos hábitos que fui criando com o tempo para conseguir acompanhar um pouco mais o mercado financeiro. É importante dizer que eu não vivo apenas de bolsa, tenho um emprego de segunda a sexta como a maioria de vocês. Incluir a “bolsa” na minha rotina, fez toda a diferença para a melhora da minha performance.

Inclua a bolsa na sua rotina

Antes de começar, quero deixar claro que o que vou falar aqui não são regras, são dicas e macetes que me ajudam diariamente.

Pela manhã: Notícias

Você tem o hábito de assistir noticiários? Ou mesmo ler sites de notícias? Pois saiba que estar atualizado sobre o que acontece com o mundo é extremamente importante para a saúde dos seus investimentos. As notícias sempre refletem no mercado de ações. Quer um exemplo? O caso recente da peste suína africana que está afetando fazendas que criam porcos para abate na China. Com os números de consumo de carne suína diminuindo, as ações de frigoríficos brasileiros começaram a subir. Então, crie o hábito de acompanhar as notícias, dessa forma você pode se antecipar ao mercado. Imagine se você tivesse comprado ações da Marfrig logo quando essa peste começou? É provavel que estaria lucrando 10% em uma semana.

O que eu faço? Podcasts pela manhã.

Sim! Assim que acordo utilizo o assistente do Google no celular para me contar as notícias do dia. Dessa forma, já fico atento às notícias políticas e econômicas e já percebo como o mercado pode abrir. Para quem não conhece o assistente do google, vale a pena conferir! Está disponível tanto para Android quanto iOS. Habilite ele no seu smartphone e diga: “Ok Google”, “Me conte as notícias do dia”.

Faço isso enquanto estou me arrumando e no caminho para o serviço.

Como abrir Podcasts no google

Além do assistente do google, ouço diariamente o Acorda Mercado um podcast do Fábio Louzada que costuma não passar de 10 min que trata especificamente do mercado financeiro. Ele é sensacional, faz um resumão do que aconteceu no mercado no dia anterior, na semana e o que podemos esperar do dia atual. Se você não o conhece ainda, vale a pena colocar em sua rotina. Está disponível nas plataformas mais conhecidas, Spotfy, Google Podcast, Youtube entre outras.

Ao longo do dia: Trademap

Ao longo do dia, confesso, não resisto a tentação de olhar as cotações. Através do Trademap monitoro e acompanho as ações que tenho em carteira. Às vezes, coloco alertas na ferramenta, e vez ou outra enquanto estou trabalhando esses alertas são acionados. Imediatamente abro o aplicativo da corretora e em menos de 5 minutos compro ou vendo de acordo com o alerta que tinha colocado.

Durante a noite: Estudo e Análises

Antes de mais nada, devo dizer que não sou o tarado do mercado de ações que fica a noite toda com a cara nos livros estudando, lendo sites e tudo mais. Mas tento fazer esse processo de maneira muito natural. É normalmente a noite onde escolho quais ações quero comprar e quais quero vender. É a noite, depois que o mercado está fechado que crio os alertas no Trademap. Quando não conheço a empresa, é nesse horário que faço meu “dever de casa”. Como faço isso? Assisto YouTubers, leio relatórios de empresas de pesquisas, analiso os fundamentos, vejo notícias recentes sobre a empresa, entre outras coisas.

Deixarei aqui para vocês alguns dos YouTubers que mais gosto:

Então pessoal, se tivesse que deixar uma mensagem, um ensinamento para vocês aqui seria algo como: Crie sua rotina! Você investirá melhor!

Pergunta pra gente!