Como Entender o Gráfico de Ações

Também chamado de candlestick, ou gráfico de vela, essa é a representação mais utilizada para mostrar o preço das ações. Saber interpretar esse tipo de gráfico é importante para aproveitar as oportunidades de entrada na bolsa! Nesse artigo vamos mostrar como fazer a leitura e entender um gráfico de ações.

O gráfico de velas

Muito provavelmente, você já se deparou com esse tipo de gráfico. Utilizado muito na análise técnica de ações, na maioria das vezes aparece nas cores vermelha e verde. No entanto, também pode conter cor nenhuma ou apresentar uma forma um pouco diferente. Na imagem abaixo, temos o mesmo gráfico apresentado de três formas diferentes! Repare como a linha tracejada azul passa no mesmo ponto dos 3 gráficos!

Figura1: Tipos de gráfico de vela

Mas o que significa? Para explicar melhor, vou decompor cada partezinha do gráfico. Vou começar pelas barrinhas, também chamadas de candle ou vela.

Interpretando o candle/vela

Cada vela em um gráfico representa um tamanho de intervalo de tempo, pode ser 1 minuto, 1 hora, 1 dia, 1 semana, 4 horas, etc.

No gráfico de ações temos dois tipos de vela, a vela positiva e a vela negativa. A vela positiva ocorre quando o preço de determinada ação está subindo no intervalo de tempo que ela representa. Já a negativa, é a situação contrária, mostra que o preço da ação está caindo.

Vela positiva

Figura 1: Vela Positiva
Figura 2: Vela Positiva

A Figura 2 mostra uma vela positiva e como devemos ler cada parte da dela.

Como sei que ela é positiva? Simples… Ela é verde!

Supondo que o nosso intervalo de tempo seja 1 dia, olhando para a nossa vela, vemos que o preço negociado da ação na abertura do mercado foi $19,0. No entanto, durante o dia, o preço da ação variou entre o preço mínimo de $18,50 e o máximo de $21,50. Quando o mercado fechou, o preço da ação estava $21,0. Portanto, resumindo, temos:

  • máximo: preço máximo que a ação atingiu no intervalo de tempo.
  • mínimo: preço mínimo que a ação atingiu no intervalo de tempo.
  • abertura: primeiro preço observado no intervalo de tempo.
  • fechamento: ultimo preço observado no intervalo de tempo.

Vela negativa

Uma vela negativa, representa a situação contrária da vela positiva, e mostra uma situação de queda. Por analogia, conseguimos inferir então que os pontos de abertura e fechamento se invertem nesse tipo de vela. A Figura 2 mostra uma comparação entre as velas positiva e negativa.

Figura 3: Comparação entre a vela positiva e a vela negativa.

Analisando o gráfico

Bem, agora que já conhecem o significado de cada vela, já podemos analisar os gráficos e tirar algumas conclusões. Por exemplo, unindo alguns pontos de fechamento das velas mais abaixo e mais acima do gráfico da Figura 4, podemos ver a formação de uma figura de correção de alta. Essa, é uma figura característica da análise técnica, que é um assunto para outros posts. Também através dos gráficos, podemos ver se o preço negociado de uma ação está alto ou baixo. Dessa forma, conseguimos tomar melhores decisões de compra.

Figura 4: Exemplo de análise

Um detalhe importante quando for comprar suas ações: nunca leve em consideração apenas o preço da ação! Lembre-se, preço é diferente de valor! Para tomar decisões melhores, leia nossos posts sobre análise fundamentalista.

Bons estudos e boas análises!

3 comentários sobre “Como Entender o Gráfico de Ações

  1. Parabéns pela disposição em ajudar. ACRESCENTOU-ME. Preciso de um programa de PRINT da imagem do gráfico que está na tela e renderizar-lo para o EXCEL ou qq editor de gráficos, em forma de dados. Esses dados filtrados, acrescento descisões a serem tomadas. Sabe qual site disponibilise os dados dos gráfico para o excel? ; – assim, não precisa de fazer o citado acima.

    Grato pela conteúdo

  2. Confesso que ri na parte: “Como Saber que ela é positiva? Simples, ela é verde”
    hehehe
    Excelente Post, Estou iniciando os estudos nessa área e confesso que foi bem útil a postagem!

Pergunta pra gente!