Como aproveitar a BlackFriday na Bolsa de Valores?

Nascida nos anos 80, nos Estados Unidos, a BlackFriday é o nome dado ao dia seguinte ao dia de ação de graças americano. No Brasil ela apenas chegou recentemente, em 2010. Em ambos países trata-se de um dia de compras exageradas, recheado de promoções. Mas qual a relação dessa data com a bolsa? Nesse texto vamos te mostrar como aproveitar a BlackFriday para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

Imagem da BlackFriday

Antes de começar, vou contar um pouquinho de história.  No início dos anos 80, era comum em balanços financeiros, utilizar as cores vermelha para meses negativos e preta para meses positivos. Pois então, naquela época era comum nos balanços do varejo, o período negativo durar de janeiro a novembro até que o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano. Então nos demonstrativos financeiros, a cor black acontecia exatamente um dia após o dia de ação de graças, numa sexta-feira, daí o nome BlackFriday.

Mas o que a BlackFriday tem a ver com a bolsa? Vamos la…

A BlackFriday é um dia marcante para o comércio varejista. Apenas a expectativa dela já é refletida na bolsa, causando um aumento nas principais ações do varejo. Especificamente nesse ano de 2019, ela coincidiu com o último dia do recebimento da primeira parcela do 13º e ainda com a liberação de mais uma etapa do FGTS.

Tradicionalmente o mês de dezembro é o mais importante do ano para o varejo e a BlackFriday vem para dar um impulso nas compras. Podemos dizer então que ela pode servir como um termômetro para o mês que a sucede. Então, vale a pena ficar de olho nos movimentos dessa data e quais varejistas estão adotando melhores estratégias.

Deixarei aqui algumas ações que valem a pena ficar de olho:

E aí? Vai aproveitar alguma ação em promoção?

Pergunta pra gente!