Como analisar uma ação

Uma das maiores dificuldades de quem está iniciando na Bolsa de Valores é saber como analisar uma ação. O fato de não saber se a empresa é sólida, lucrativa, pagadora de dividendos, os seus projetos e qual o momento exato de comprar suas ações muitas vezes inibem o futuro milionário de dar o primeiro passo.

Mas não se preocupem, estamos aqui para caminhar lado a lado com vocês durante toda a jornada da independência financeira. Vamos ensinar tudo o que vocês precisam saber para chegarem lá!

Então, como analiso uma ação?

Como forma de fixação de conteúdo, é importante acompanhar e repetir conosco o passo a passo. Vamos usar aqui a empresa MRV como exemplo.

Código da Ação e Gráficos

Primeiramente, nós jogamos o nome da empresa no Google (“MRV ação”) para descobrir o seu código na Bolsa de Valores. Assim, descobrimos com facilidade que a empresa é negociada com o código MRVE3.

Busque o código da empresa no Google
Busque o código da empresa no Google

Ao mesmo tempo, aproveitando que ainda estamos no Google, analisamos os gráficos que nos foi apresentado. Reparem que temos os gráficos de 1 dia, 5 dias, 1 mês, 6 meses, 1 ano… aqui conseguimos ver a quanto tempo a ação está subindo ou caindo, os momentos de crise, de euforia e o valor máximo e mínimo que a ação já chegou.

Assim, conseguimos associar cada momento de alta ou baixa a notícias e acontecimentos, bons ou ruins, que envolveram a empresa.

Setor e Indicadores Fundamentalistas

Agora que sabemos o código da ação e seu desempenho histórico, partimos para o site www.fundamentus.com.br para conhecer o que a empresa faz e os indicadores fundamentalistas da empresa.

Como mostrado em nosso post, O que são indicadores fundamentalistas, vamos analisar aqui os principais indicadores.

MRVE3 no site Fundamentus
MRVE3 no site Fundamentus

À primeira vista, descobrimos que a empresa faz parte do setor de construção civil.

No momento em que estamos escrevendo, o O P/L, preço sobre o lucro, principal indicador para analisar se uma ação está barata ou cara, está em 10,4. Recomendamos um P/L próximo de 10.

O Dividend Yield – DY, que é a parte dos lucros que a empresa divide com seus acionistas, está em 4%. Ou seja, só por ter a ação, sem contar com a sua valorização, você já vai receber 4% ao ano de dividendos.

O ROE, retorno sobre patrimônio, que mede a lucratividade da empresa em relação ao investimento, está em 15,9%. Achamos interessante um ROE acima de 10%.

E o Patrimônio Líquida da empresa é quase 2 vezes sua Dívida Liquida, isso é muito bom!

Reparem que também conseguimos verificar o crescimento da empresa através dos anos, seu histórico de pagamento de dividendos e vários outros dados. O site fundamentus é uma das melhores ferramentas para o investidor!

Radar e Noticiário

Agora que vimos que a empresa é interessante, sólida e seus fundamentos são bons, a acrescentamos em nosso radar.

Usamos o Tradmap para ir acompanhando sua cotação e uma possível baixa inesperada, criando uma oportunidade de entrada.

Começamos então a estudar a empresa. Usamos o Google para acompanhar os noticiários envolvendo a MRV e o site de RI, Relação com Investidores, da própria empresa para conhecer seus projetos.

No Google descobri várias coisas interessantes que vão beneficiar a empresa:

1 – No dia 2 de setembro o Governo liberou um incentivo 600 milhões para o programa Minha Casa Minha Vida, que é onde concentra a maioria dos imóveis construídos pela MRV.

2 – O Banco Central reduziu a Selic, taxa de juros, para 5,5%. Essa é a menor taxa de juros da nossa história. Com isso, os juros do financiamento imobiliário caíram, criando várias oportunidades no setor.

Vamos deixar aqui esses 2 exemplos para vocês entenderem a importância de estudar e acompanhar as notícias relacionadas às empresas que estão no seu radar.

Enfim, agora que vocês sabem como analisar uma ação, vamos aos primeiros passos rumo à independência financeira.


Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros

Benjamin Franklin

Bons estudos e invistam com segurança!

2 comentários sobre “Como analisar uma ação

  1. Estou começando investir em acoes esse saite vai me ajudar muito obrigado. sobre juros de capital próprio, para pagar imposto tenho que gerar um darf e quando esse valor for menos que dez reais o que fazer porque só e possivel acima de dez reais.

    1. Olá Zeloi! Que bom que gostou!
      Vamos lá, sobre o recebimento de JCP, Juros sobre capital, vc não precisa preocupar com pagar DARF não, o valor do JCP que cai na sua conta da corretora já vem descontado o IR.
      Sobre o pagamento de DARF menor que 10 reais vc deve guardar esse valor para somar quando vc tiver um pagamento superior a esse valor. Por exemplo, esse mês tenho 9 reais para pagar de imposto, não consigo emitir DARF com esse valor, então guardo ele. No mês seguinte, fiz operações e terei q pagar 100 reais de impostos. Nesse momento, eu pago os 100 do mês corrente + 9 do mês que ficou pendente o pagamento.

      Outra situação: Vamos supor q no segundo mês tenho q pagar 8 reais de imposto, 8 + 9 = 17 que é maior q 10 reais, então nesse caso também tenho que pagar a DARF.
      Espero q tenha esclarecido,
      Qq coisa só perguntar!

Pergunta pra gente!