A bolsa de valores é pra mim? (Perfil de investidor)

Nos últimos tempos, principalmente por conta da queda da Taxa Selic, muitas pessoas começaram a buscar investimentos mais rentáveis do que a renda fixa. Devido a esse fato, assim como, a grande expectativa sobre a recuperação da nossa economia, em 2019 a bolsa de valores passou a ser um investimento considerado por muitos brasileiros. Mas será que a bolsa de valores é pra todo mundo? Será que a bolsa de valores é pra mim?

A bolsa de valores é pra mim?

Por que eu deveria investir na bolsa?

Pode parecer suspeito para você o fato de eu querer responder essa sua pergunta, afinal de contas, eu sou investidora. Porém, prometo tentar ser o mais imparcial possível. Vamos lá?

Você deve investir na bolsa porque através dela você pode alcançar a sua independência financeira no futuro. Quando se começa a estudar o mercado financeiro, é possível perceber que por mais que ele esteja sempre oscilando, a sua tendência é sempre subir a longo prazo.

Além disso, com a queda da taxa de juros não compensa deixar o seu dinheiro parado na renda fixa. Desse modo, a bolsa de valores se torna uma opção excelente, porque nela o seu retorno financeiro será proporcional ao risco que você estiver disposto a correr.

Mas e o coronavírus?

Se você já vem acompanhando o mercado financeiro sabe que ele vem sendo muito afetado por conta do coronavírus. A nossa bolsa de valores vem refletindo a queda mundial, devido ao alto risco da pandemia. Mas ainda assim, vale a pena investir na bolsa? É claro!

Antes de mais nada preciso ressaltar que você DEVE investir pensando a longo prazo. Por conta disso, por mais que a bolsa venha sofrendo queda, podemos afirmar que no futuro ela voltará a subir. Além disso, se você tiver uma mentalidade de investidor inteligente, saberá que com a queda você poderá adquirir ações de excelentes empresas a preços “promocionais”.

Por outro lado, se você for uma pessoa ansiosa, que não consegue lidar com o fato de estar perdendo dinheiro no curto prazo, você precisa se questionar: eu tenho o perfil necessário para ser um investidor da bolsa de valores?

Qual é o meu perfil de investidor?

Conhecer o seu perfil de investidor é extremamente necessário para que você saiba qual risco você está disposto a correr na hora de aplicar o seu dinheiro. Nós já falamos sobre os diversos tipos de perfis de investidores aqui.

Quando você abre uma conta em uma corretora preenche um formulário para descobrir qual é o seu perfil. Isso se tornou obrigatório em 2013, para que as corretoras não oferecessem produtos de alto risco para investidores conservadores.

Ao descobrir o seu perfil de investidor você finalmente irá descobrir: a bolsa de valores é pra você? Porque o mercado financeiro exige que você tenha “cabeça” ou “estômago” para eventualmente ver sua conta negativa.
Saber se você está ou não disposto a passar por isso, te impede de ter uma experiência negativa ou frustrante, assim como, te impede de perder dinheiro.

Afinal de contas, pra quem é a bolsa de valores?

Para falar a verdade, a bolsa é para todo mundo. Qualquer pessoa pode e deve começar a investir no mercado financeiro, desde que tenha a mentalidade tranquila para entender que a oscilação faz parte do cotidiano do investidor.

Por conta do coronavírus, muitas pessoas correram pra vender suas ações, afinal de contas, ninguém quer perder dinheiro. No entanto, é justamente essa ansiedade que traz prejuízo para o bolso de quem não sabe esperar.

É fácil querer investir na bolsa quando as expectativas são altas e o seu crescimento é óbvio. No entanto, para continuar investindo quando as circunstâncias não estão aparentemente favoráveis, é preciso coragem. Porém sabemos, que são os corajosos que terão sucesso no futuro.

Os investidores devem ser medrosos quando os outros forem gananciosos e gananciosos quando os outros forem medrosos.

Warren Buffett

Pergunta pra gente!