A bola de cristal da bolsa

Uma das perguntas que mais escuto é: qual ações posso comprar amanhã para ter um bom retorno? Normalmente, costumo indicar uns 2 papeis que considero sólidos e com bons fundamentos. — Então daqui a um mês, é garantido que elas irão subir? Gente! Não existe bola de cristal na bolsa.

imagem de uma bola de cristal

Existem maneiras de tentar acertar esses movimentos, repito e coloco em negrito “tentar”, através da análise técnica, mas não é nada garantido. Não aprofundarei sobre o que é análise técnica aqui, vamos apenas considerar que é uma análise, que olhando gráficos passados das ações, tenta prever o próximo movimento dela.

Hoje em dia ela é muito popular entre os investidores, mas será mesmo que o histórico passado dos movimentos de compra e venda das ações podem definir os movimentos futuros? Estamos falando de milhões de investidores operando ao mesmo tempo, e fazendo esses movimentos acontecerem. São épocas diferentes, pensamentos e tecnologias diferentes.

Não caia na ilusão do grafista

Não caia na ilusão do grafista, escolha uma empresa pela sua solidez, pelos seus resultados. Tenha um pensamento de sócio e foque no médio e longo prazo.

Mas amanhã vai cair ou vai subir?

Não importa, o que importa é o que você vai fazer se isso acontecer. Esteja preparado. Crie seu fundo de oportunidades para aproveitar as quedas comprando mais, coloque objetivos de lucros para aproveitar as altas. Crie suas estratégias.

E quando alguém te perguntar qual ação vai subir amanhã, você pergunta de volta: o que você vai fazer se a ação que eu te falar agora subir amanhã?

Esteja preparado!

Pergunta pra gente!